Que o digital tem a cada dia que passa números impressionantes ninguém tem dúvida: São mais de 140 milhões de pessoas conectadas a internet, 120 milhões nas redes sociais, 9 horas diárias de acesso à internet e 1,1 celular por habitante, isso tudo apenas no Brasil. 90% acessam a internet todos os dias, 30% pelos celulares e 122 milhões de brasileiros acessam o Facebook mensalmente. São informações como essas que impulsionam as organizações a priorizarem (e investirem) na transformação digital. Mas o que seria isso?
Primeiramente, a transformação digital é muito mais do que ter um perfil no Instagram, um aplicativo ou um site responsivo. A transformação digital é um processo com foco na utilização da tecnologia para dar celeridade, aumentar a produtividade, reduzir custos e ampliar as receitas em todas as esferas em que a companhia atua. Como exemplo para o varejo, podemos fornecer uma experiência de compra diferenciada aos clientes, ferramentas e insights que auxiliam os lojistas, plataformas e treinamentos para nosso time de venda são alguns exemplos que podemos utilizar na transformação.
De acordo com a pesquisa “Be the New Digital Enterprise” da Accenture, as empresas que entendem a necessidade da Transformação Digital são 26% mais lucrativas do que aquelas que não entendem. Já com a pesquisa realizada pela Capgemini, a Transformação Digital já é vista como muito mais que uma simples melhoria ou modificação das práticas atuais, com 44% das empresas concordando que seus executivos compartilham de uma visão comum de como os negócios devem mudar em todas as unidades organizacionais. Também há a expectativa de transformações e mudanças nos negócios. Além disso, 40% concordam que essa transformação irá envolver mudanças radicais na maneira tradicional de fazer negócios.
A transformação digital envolve toda a empresa. Certamente existem pessoas (e áreas) que são mais envolvidas, porém a implementação do digital na cultura da organização torna esse processo mais fluido, com uma visão mais direcionada e ações mais assertivas. Esse é o primeiro passo de uma jornada contínua na busca constante de conhecimento e evolução.